domingo, 23 de setembro de 2012

CONTROLO DE ESFÍNCTERES...

A Carolina tenta sentar o boneco no bacio.
 O jogo simbólico é um grande aliado no controlo dos esfíncteres!
 

Largar a fralda: quando e como?

Largar a fralda: quando e como?

Vem aí o Verão, uma excelente altura a criança deixar as fraldas. Saiba se a sua já está preparada…



Qual será a altura correcta para tirar a fralda à criança? Não existe uma data fixa. Embora o normal seja por volta dos dois anos de idade, mas nem sempre é igual de criança para criança e depende de diversos factores, a saber:
Maturação fisiológica: é fundamental que exista maturação ao nível do sistema nervoso que comanda o controlo dos esfíncteres (anal e vesical); quando a criança fica grandes períodos com a fralda seca ou quando faz as suas necessidades com regularidade previsível, revela-nos que já possui esse controlo. Normalmente, esse período situa-se entre os dois anos e os dois anos e meio, embora haja uma grande variação individual.
Desenvolvimento psicológico: mesmo que ainda não tenha muito vocabulário, para que este processo tenha sucesso a criança tem que possuir um bom desenvolvimento ao nível da linguagem compreensiva para que possa compreender o que se espera dela; o jogo simbólico também é importante: a criança aprende por imitação e vai querer fazer chichi como “os grandes” e sentar os seus bonecos no bacio. Por outro lado, quando a criança consegue fazer jogos simples que impliquem colocar objectos dentro de caixas e voltar a tirá-los revela-nos que está preparada para tirar a fralda.
Maturidade emocional: a criança dá-nos sinais de autonomia, revelando o seu desejo em colaborar neste processo; se ela não deixa que a fralda lhe seja tirada, se resiste em usar o bacio ou se não revela qualquer incómodo nem dá sinais de ter a fralda cheia provavelmente ainda não está preparada e pode ser aconselhável não iniciar o processo. A maioria das crianças sente-se desconfortável com a fralda suja e chora ou revela que está incomodada.
Se concluir que estes requisitos existem então deve-se iniciar o processo de tirar a fralda à criança. Em caso de dúvida é preferível esperar mais algum tempo do que retroceder e voltar a colocar a fralda, até porque a ansiedade associada ao fracasso poderá ter repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário