domingo, 23 de setembro de 2012

ADAPTAÇÃO...

A adaptação é um período de mudança, um momento frágil para os pais e crianças.
O choro da criança, não é um não à escola, é simplesmente uma forma desta expressar uma condição nova. Pois não entende porque a mãe a deixou sozinha com pessoas  que ainda não tem um vínculo de afecto.
Uma das preocupações da equipa da sala é deixar que as crianças se sintam seguras, que criem laços com os adultos e com o grupo de crianças, que se sintam confiantes, para depois poderem trabalhar.
Isto para vos dizer, que as crianças têm que primeiro estar bem integradas, dentro do funcionamento da sala, do grupo e com a equipa e só depois é que irão sentir-se bem para realizar as actividades pedagógicas.
Neste momento, as crianças só participam nas actividades se quiserem, nota-se que os mais velhos e que já pertenciam ao grupo querem trabalhar e querem sempre mais, alguns dos mais novos ( o que é perfeitamente normal), querem a atenção e o colinho do adulto.
Nós enquanto equipa de trabalho e de forma a respeitar as crianças tentamos responder ao grupo desta forma, quem está preparado realiza as actividades quem não está tentamos dar colo, mimo, transmitir confiança, para que seja ele mais tarde a pedir para realizar as mesmas actividades dos outros.
Acreditamos que uma adaptação bem feita, respeitando a criança, valorizando-a, dando-lhe confiança e elevando a sua autoestima, trará muitos beneficíos para o futuro. Porque, nem sempre, o caminho mais curto é o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário