sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

RETIRADO DO BLOG"EDUCAÇÃO ESPECIAL:UM GRITO DE MUDANÇA"

Necessidades Educativas Especiais - Caminhos para a Inclusão em Cascais

Ouvir com webReader



Reportagem: Ana Laura e Fátima Henriques
Imagem e Edição: Ana Laura

Numa viagem de cerca de meia hora é possível conhecer as respostas concelhias para as necessidades educativas especiais ao nível da rede educativa. Um caminho para a inclusão traçado pela Câmara Municipal de Cascais com a parceria de diversas entidades que acompanha os cidadãos ao longo de toda a sua vida.

A alteração legislativa ditada pelo Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro motivou uma profunda revolução na forma como encaramos as necessidades educativas especiais, sobretudo nas escolas, uma vez que os jovens com estas necessidades passaram a ser integrados nas escolas públicas até aos 18 anos. Mas isto teve implicações em todas as áreas: na Educação, no Desporto, na Saúde, no lazer, ou seja, na vida em geral destas crianças e jovens e respetivas famílias.

O processo de adaptação está em curso e, nesta altura é chegado o momento de divulgar de forma mais ampla as respostas existentes no concelho de Cascais, de modo a que todos possam tirar o maior e melhor partido dos recursos disponíveis.

É essa a razão de ser deste trabalho que, juntamente com a brochura "Caminhos para a inclusão" também agora lançada pela Câmara Municipal de Cascais, traz para primeiro plano todo o conjunto de respostas disponíveis para a comunidade educativa do concelho vividas na primeira pessoa.

Baseando-se na legislação (Decreto-lei n.º 281/2009 de 6 de outubro e Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro) o vídeo e a publicação apresentam respostas desde o nascimento até aos 18 anos, numa intervenção deve ser o mais precoce possível para minimizar os efeitos de qualquer patologia no desenvolvimento da criança e todo o caminho a ser percorrido para uma verdadeira inclusão a todos os níveis: em casa, na escola, na vida ativa e na comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário